sexta-feira, 27 de junho de 2014

CACILDA GUIMARÃES, 85 ANOS AJUDANDO A ESCREVER A HISTÓRIA DE NOSSA GENTE



Os homens tem por necessidade guardar, colecionar e preservar na memória tudo o que lhe importa, desde a antiguidade a contemporaneidade, somos um ser com consciência histórica...(...) 
Sem essa consciência histórica sobre o nosso passado (e antepassados...) não perceberíamos quem somos. Esta dimensão identitária-quem somos? - emerge no terreno de memórias históricas partilhadas e compartilhadas. Por isso, o sentimento de identidade - entendida no sentido de imagem de si, para si e para os outros - aparece associado à consciência histórica, forma de nos sentirmos em outros que nos são próximos, outros que antecipam a nossa existência que, por sua vez, antecipará a de outros. Ao assegurar um sentimento de continuidade no tempo e na memória (e na memória do tempo) a consciência histórica contribui, deste modo, para a afirmação da identidade - individual e coletiva.
Por isso estamos aqui buscando representar nesse espaço essa aventura corajosa que completa este ano 85 anos. Buscamos retratar a história de coragem dos nossos que agiram em 1928 com uma visão persistente de futuro, torna-se real em 1929 e culmina em 1961 com o nascimento de nosso educandário Cacilda Guimarães. Ambiente este que tornou-se a promissora casa de propulsão da educação em nossa Vidal Ramos ajudando a formar crianças, adolescentes e jovens que com toda certeza formarão a sociedade justa, equilibrada e ética que almejamos edificar.
É com orgulho de cada um que fez parte dessa história. Parabenizamos a todos que ajudaram formar essa instituição, sejam eles quem for, pois mesmo com suas particularidades ajudam a semear a semente do conhecimento!

Texto: Professor Daniel Marcelo Luiz.

A cada semana estaremos postando entrevistas com pessoas que fizeram parte da história da nossa Escola. Você também poderá contribuir se tiver algum registro, informação, qualquer tipo de material. 

Contatos:
E-mail: resgatehistoricocultural@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/escolacacildaguimaraes?ref=tn_tnmn

Ou venha até a nossa Escola e faça-nos uma visita!



Nenhum comentário:

Postar um comentário